sábado, 25 de dezembro de 2010

12# Merii Kurisumasu! ☆ メリークリスマス!


Olá queridos leitores (quantos serão além de mamãe? O.o), há quanto tempo! XD Sim, cara-de-pau eu, a culpa é minha de não escrever muito aqui, acho que vou aproveitar a época do ano propícia à promessas e fazer uma: escrever posts com mais frequência. u.u

Ok, sem mais rodeios! A continuação das estações fica para outro dia, pois hoje é dia 25 de dezembro, data em que comemoramos o Natal, então como não poderia deixar de ser o meu post de hoje será dedicado à data festiva mais importante para nós... brasileiros, claro! =/ Porque aqui no Japão a história é outra....

Este é o meu 3º Natal aqui em terras nipônicas, e eu estava louca para passar em outro lugar, para dizer bem a verdade, mas digamos que eu estava $em tempo para viajar... XD E o motivo de tamanho desespero é que o Natal aqui é completamente vazio, isento de significado. Muitos de vocês devem achar que o Natal hoje em dia virou puro comércio (o que em parte é verdade), mas quem fala isso certamente nunca viu o Natal daqui.

Bem ou mal no Brasil e em países de tradição cristã o Natal é o evento mais importante do ano. Dias antes é uma correria para comprar presentes, preparar a ceia, arrumar a casa, etc e tal. E na noite do dia 24 as ruas estão desertas, pois as pessoas estão dentro de suas casas celebrando com seus familiares e amigos queridos o nascimento de Cristo (embora a maioria esqueça que Natal É isso). Posso estar sendo romântica agora e fazendo vista grossa para todas as problemáticas que as vezes ocorrem no Natal, como aturar aquele parente mala na festa ou o presente sem graça que inevitavelmente todo mundo ganha uma vez na vida. Mas ainda assim prefiro guardar na memória a lembrança de Natais felizes e a bela imagem de Natal que nos é ensinado através de filmes, da escola e comerciais da Coca-Cola (que eu nem bebo XD).

Essa foi a minha introdução sobre o Natal e o que ele representa para mim. Agora e quanto ao Natal do Japão, qual o problema? A começar por um fator importantíssimo: grande parte da população japonesa divide-se entre budistas e xintoístas, mas assim como no Brasil tem muita gente que só segue o roteiro mas de fato não acredita em nada, o número de ateus/sem religião cresce assustadoramente, principalmente entre os jovens. Como o Natal é uma festividade cristã por excelência (atualmente, abstraiam por favor de suas origens pagãs, coisa que inclusive pode ser lida neste interessante artigo aqui.), obviamente que aqui não passa de "moda estrangeira", e não há coisa que mais agrade um japa do que moda, concordam? Natal e Halloween estão no mesmo patamar, mais comercial impossível. Então não há como sentir o mesmo clima natalino no ar que a gente (ainda!) sente no Brasil.

Outro detalhe: a decoração. Sim, aqui eles decoram tudo, é tudo "temático", até música natalina tem (olha o comércio aí geeente!). Mas essa decoração se limita ao kit árvore de Natal - luzes - Papai Noel - bolo de Natal. Bolo de Natal?? WTF?? Pois é, aqui eles tem essa de "Christmas cake", uns micro-bolos caaaaros, normalmente de chantilly e morango (eles não conhecem as maravilhas que o leite condensado faz!). É uma coisa esse negócio de Christmas cake, todo mundo tem que ter o seu para o Natal, vendem como água, já vi alguns lugares essa semana anunciando que as encomendas do tal bolinho já estão encerradas.

Isso até me lembra uma aula de japonês que eu tive na faculdade, há uns 500 anos atrás... a minha sensei contou para a gente sobre esses bolos (só não sabia eu que eram TÃO ridiculamente pequenos, porção única, amostra praticamente!). Ela disse que eles são só para o Natal, tem que ser vendidos até o dia 25/12, passou o Natal já era, não serve mais. Então segundo ela as moças que passam dos 30 e já deveriam estar casadas mas não estão costumam ser chamadas de "Christmas cake"... preciso explicar? XD Bem, isso disse ela há um tempão atrás, vou até fazer uma "pesquisa de campo" para saber se isso ainda é usado!

Quanto a fazer ceia e essas coisas, parece que algumas pessoas até fazem tipo um jantar especial (cuja sobremesa vocês já fazem idéia do que é né?). No mercado está cheio de promoções para a "janta natalina", rola até pizza! (comédia! XD). Mas o grande campeão talvez seja o frango frito empanado no melhor estilo KFC! Eu conversava com um amigo americano e nem ele sabe de onde os japas tiraram essa "obsessão" em frango frito, que eu julgo influência americana, mas que segundo esse amigo eles mesmo não comem isso no Natal. Até o McDonald's tem um combo natalino de frango, coisa que não existe no McDonald's americano. Eu realmente acho graça em como os japoneses são mestres em "adaptar ao modo deles" de maneira bem peculiar toda e qualquer cultura estrangeira!

Mas o que eu não acho graça é que eu nunca vi UMA manjedoura, Reis Magos, Maria, Jesus bebê, estrela de Belém, nada, nada. Tem gente que nem sabe o que significa Natal, sério. Mas o melhor disso tudo é que os japoneses encaram a data como uma espécie de Dia dos Namorados! É época de arranjar alguém, não tem coisa mais vergonhosa pra um japonês do que passar o Natal sozinho - sozinho no sentido de solteiro, que fique bem claro. Olha, nunca frequentei igreja no Brasil nem nada, mas confesso que no meu 1º Natal aqui, ao saber disso tudo a minha porção cristã aflorou de tal maneira que eu não sei explicar, parecia uma velha beata reclamona, me lembro de ter dito "mas que falta de respeito! Se for pra tratar o Natal assim era melhor que nem 'comemorassem'!" XD Tá, no comments, please.

Mas hoje em dia tá tranquilo, na realidade nos Natais passados eu arranjei algo para fazer pois me recusei a tratar tal data como um dia comum. No de 2008 fui com meu filhote ver a maravilhosa iluminação de Roppongi, estava lotaaaaaaaado de gente, coisa que você não vê MESMO na noite do dia 24 em cidades brasileiras, todo mundo tá em casa, como eu disse antes. Ceiamos udon no shopping e de sobremesa um maravilhoso (e caro!) chocolate do Willy Wonka Delícia Crocante! ^^
Já em 2009 eu fiz uma ceia de Natal com uns amigos estrangeiros, até farofa tinha! =D
E esse ano promete ser melhor ainda, com direito a ceia de Natal de verdade ao lado de amigos maravilhosos que realmente dão valor ao Natal, como manda a tradição (pelo menos a MINHA!)! =)

Um beijão a todos e um ótimo Natal, do jeitinho que deve ser! ^^


Ah, e antes do fim do ano ainda posto algo, promessa de Natal!! XD

2 comentários:

  1. Me senti no Japão comemorando o Natal!Que detalhes, adorei!
    Apesar da falta de sentimento natalino deles acho que todo o show que eles montam pra produzir um Natal no estilo ocidental é bem legal. Gostaria muito de passar um Natal no Japão.
    Bjs

    ResponderExcluir