domingo, 21 de fevereiro de 2010

7# Feliz Ano-Novo, Tigrão!!

Feliz ano-novo e akemashite omedetou, galera!! =D Cara de pau eu, né? Não dou as caras aqui por séculos e só desejo feliz ano novo em fevereiro! Mas calma, para tudo tem uma explicação (ou seria desculpa??). Já que não deu para postar no Ano Novo ocidental, deixei para dar feliz ano-novo no Ano Novo Chinês, a-há! Não contavam com a minha astúcia, né?

Pois é, lá na China (e em outros países como o Vietnã, como fiquei sabendo), o ano-novo acaba de chegar. Bem, nao assim acaaaba de chegar, foi dia 14, mas eu tenho que manter fidelidade ao meu jeito brasileiro de estar sempre pontualmente atrasada!XD Eles estão comemorando o ano 4707, e este é o ano do Tigre. Vocês sabem por que cada ano representa um animal? Segundo a Wikipédia, essa é a historinha resumida:

"Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia ); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ); o Cavalo; a Cabra, bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.

De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo."


P.s: boiei nessa de cavalo de fogo! O.o

Para quem acredita em assuntos místicos-doidões, também aproveito para colocar um link interessante sobre as previsões para o ano do tigre.

Bem, eu tô falando de ano-novo chinês mas estou no Japão, e a essa altura alguém já teve ter pensado "e o quico?"! Acontece que aqui eles também adotam esse lance de ano do bicho do horóscopo chinês! Só que a maneira deles, né... ¬¬"

Explicando: aqui o ano do dito cujo animal começa dia 1º de janeiro, junto com o ano que segue o calendário gregoriano (o nosso calendário), e termina também no dia 31 de dezembro. Daí eu pergunto "como assim segue o calendário gregoriano mas o ano é chinês?" Quem achar a resposta poste aqui por favor, ainda estou procurando por ela!!

Acho que no resto do mundo que comemora o Ano Novo Chinês, o Ano do tigre começou dia 14 de fevereiro, mas aqui vocês entenderam que ele começou antes né? Agora vem a parte "interessante" da história. Como a maioria - acredito eu - deva saber, nosso signo chinês é de acordo com o ano em que nascemos - ano chinês! O começo de cada ano chinês muda de ano para ano, uma vez que o sistema deles é diferente do nosso. Mas para os graciosos japoneses, desde 1º de janeiro já tá valendo como ano do novo bicho. Agora imaginem quem nasceu no início do ano, considerado final do ano chinês, como eu?? Para os chineses e o resto do mundo que se baseia no calendário chinês para saber o signo da pessoa, você pertence a um signo, mas para os japoneses, você é de outro! Não é lindo? =P Eu nasci dia 7 de fevereiro, final do ano do cachorro. Em 1983 o ano do javali começou no dia 12 de fevereiro. Mas para os japoneses eu sou do signo do javali, nasceu em 83 é javali, perdeu playboy! É um saco isso, cresci achando que era cachorro e chego aqui e me chamam de javali (melhor que porco). - Tá, essa frase não foi feliz! XD Bem, eu não quero saber, quando me perguntam eu falo que sou do signo do cão, o ano é chinês, os chineses tratam desse jeito, e os japoneses vem e misturam tudo?? Já não basta eles terem um calendário próprio baseado nos Imperadores deles! Aliás, ótimo tópico para abordar: O calendário japonês.

Dando um Google sobre o calendário japonês, achei este site aqui que explica de maneira breve e interessante esse sistema. Parafraseando o site um pouco, " Desde 1º de janeiro de 1873 (ano 6 da Era Meiji), o Japão usa o calendário gregoriano. A forma de contar os dias e os meses é igual à ocidental, mas cada ano tem um nome, de acordo com a era. Por exemplo, 1999 corresponde ao ano 11 da Era Heisei. "

Os japoneses então utilizam nosso calendário, porém ao mesmo tempo se baseam no ano em que estamos de acordo com o Imperador vigente. O primeiro ano de cada era equivale ao primeiro ano de reinado do Imperador. Este ano estamos na era Heisei, correspondente ao imperador Akihito, e no ano 22, pois ele está exercendo esse cargo há 22 anos, sendo o primeiro ano da Era Heisei 1989. Se você acha que não precisa saber disso, pode ir tirando o cavalinho da chuva que uma vez aqui no Japão a gente descobre que eles usam e MUITO o maldito calendário de Eras (só para confundir a gente! =P) Em todo e qualquer formulário que tenhamos de preencher pode ter a certeza que estará lá, em kanji, o nome das últimas eras, para você marcar em qual nasceu, e do lado um espaço para você escrever o número do ano. Eu disse eraS porque tem sempre em torno de 3! Imaginem que eu nasci no ano 58 da Era Showa, anterior a Heisei. (me sinto tão antiga falando isso!) Não se esqueçam que estamos em um país com alto índice de velhinhos centenários... Se duvidar tem até 4 diferentes eras para assinalar, hehehe!

Eu quando cheguei aqui não sabia bem disso, tinha lido a respeito mas, marinheira de primeira viagem, nem me toquei quando dei de cara com isso pela primeira vez. Eu cheguei em 2008, ano 20 da era Heisei. Lembro de ter preenchido alguns formulários aonde o ano já estava escrito, mas eu achei que se tratava do início dos anos 2000, então cheguei a completar muitos formulários com 08, achando que era para fazer 2008! XD

Para quem quiser saber em que ano nasceu, neste site em inglês vocês encontram uma espécie de conversor de datas e um pequeno texto sobre o sistema desse calendário. Quem planeja vir ao Japão vai ficando esperto quanto a isso, em lugares como prefeitura, hospitais, banco, e até em currículos, os japoneses costumam seguir o calendário de Eras, e não o nosso. =P As vezes, em lugar do kanji você pode encontrar uma letra romana, a inicial da era em questão, como H para Heisei, S para Showa... Daí basta marcar um círculo na letrinha.


Mas voltando ao tema ano-novo, nós brasileiros comemoramos a virada com muita festa, roupa branca (na maioria das vezes) e fogos de artifício. E no Japão, como é que os japoneses comemoram? O que significa o ano-novo para eles? Bem, não sou japonesa então lamento não poder passar exatamente o que significa para eles, mas posso contar para vocês do ponto de vista de uma estrangeira como rola a coisa aqui!

Se este ano de 2010 para os japoneses é o ano do Tigre, ano passado foi o do Boi. Eu estive no início do ano-passado em um templo famoso de Kyoto, o Kyomizudera, aonde tirei foto com uma estátua enorme de boi. Porém esse ano não tive saco de ir a templo nenhum, e nem estava em Kyoto para me dar a esse luxo! Imagino que láá no Kyomizudera deva ter uma enorme estátua de tigre substituindo a do boi, e me pergunto se eles têm estátuas de todos os bichos do zodíaco chinês... e quanto deve ter custado cada um, acho que são de bronze! O.o Ainda bem que muita gente joga moedinha lá para fazer um pedido... XD

Mas explicando o por quê de "não ter saco" de ir em templo: aqui no Japão o ano-novo é um evento mais religioso, é de costume ir na virada do ano ou no dia primeiro a um templo rezar. Então os templos ficam cheios de gente! Na primeira vez que vim ao Japão, foi no ano-novo também, de 1998 para 1999, e fui ao famoso templo Asakusa em pleno dia 1º. Tava lotaado, nós (eu e minha família) fomos andando atrás da procissão sem bem ao certo saber para onde esta nos levaria, e demos de cara com um negócio que parecia um grande incensário, aonde incensos eram queimados e as pessoas abanavam suas mãos acima do tal caldeirão, chamando a fumaça para perto. Como belos macacos de imitação repetimos o que eles faziam, sem saber nem pra quê, e seguimos adiante, até chegarmos finalmente no templo em si, aonde as pessoas jogavam moedas em um lugar que parecia um tablado, batiam palmas e rezavam brevemente. Repeti estes atos ano passado, desta vez no templo de Kyoto e acompanhada de uma amiga japonesa, mas com a certeza de que fui tão desajeitada quanto da primeira vez em 99, e continuo sem saber exatamente o que fazer, o que rezar, por que jogar moedinhas... Bem, não é minha religião, então não fiz questão de ir em templo cheio pra fazer isso de novo este ano. E também este ano estava em um lugar que nevava muito. Eles tinham programado até fogos de artifício para o reveillon, e olha que aqui não é costume ter fogos de artifícios na virada do ano (esquisitíssimo virar o ano sem aquela barulhada toda!), porém eles foram cancelados para o dia seguinte por causa da neve! Tipo assim, cancelar os fogos do ano-novo pro dia seguinte?? Eu me senti como se tivessem cancelando o ano-novo!! Nada mudou a meia-noite! E no dia seguinte ainda nevava, então jogaram para o outro dia! Não sei pra vocês, mas para mim isso foi muito sem-noção! >.< Eles também costumam ter decorações especiais para o ano-novo, comidas especiais, superstições, tudo como manda o figurino. Para quem quiser se aprofundar no assunto, sugiro a matéria da revista Made in Japan!

E para deixar ainda mais "linkado" o post de hoje, quem quiser pode conferir aqui um vídeo brasileiro de uma reportagem sobre o ano-novo do Tigre, direto do templo de Asakusa - que a reporter, com uma pronúncia ótema chamou de "Azakúza" e eu entendi Yakuza! =P O interessante é que eles explicam o por quê do lance da fumaça do incenso e os significados de tudo em que eu boiei quando estive lá em 99... aah se eu tivesse visto isso antes de ir! =P


* Momentinho futilidade pública: Uma das boy bands mais famosas do Japão, o Hey! Say! Jump! (eu sei que você achou o nome gay, sem comentários), tirou a grandíssima idéia para seu magnífico nome de um fato em comum entre todos os menininhos da banda: todos são nascidos na Era Heisei - isso explica o "Hey Say". JUMP é a palavra formada com as iniciais de Johnny's Ultra Music Power, a empresa para a qual eles trabalham (bons tempos em que as bandas eram formadas por amigos que se uniam por amor a música...). Uma fã que me disse, Wikipédia confirmou. =P


6 comentários:

  1. Veru-sama! I will leave a comment even if I cannot understand any Portuguese lol! But hey, that's a cool looking tiger... RARRRRR!!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha thank yoooou, one day I'll translate it, ok?? (remember the lesson 5 of "how to be a carioca") XD

    ResponderExcluir
  3. but you said you are not a typical carioca... so lesson 5 does not apply to you!
    and don't forget to translate all those soap operas too :p

    ResponderExcluir
  4. Muito instrutivo! Apesar de cansativo!
    Quando vc falou sobre os formularios com as eras pra serem marcadas, vieram na minha cabeça várias piadas pra comentar, mas logo em seguida vc fez todas elas, então perdeu a graça!
    eu to pensando seriamente em arrumar um omiai com alguma japa lésbica pra eu conseguir ficar por aqui, pq tentar mestrado é muito dificil. hahahaha Próximo findi é nóix.

    bjos!

    Pêxe

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, eu fiz as piadas?? XD É, parada informativa cansa mesmo, inclusive pra quem escreve (ai, Jisuis!!) =P Mas se ñ achar a japa lésbica casa com um japa gay mesmo, Tailândia é aqui pertim, hehehehe XD

    Simm, é nóix, já é! ;0)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!Super instrutivo...li tudinho só não verifiquei todos os links...fica pra depois XD
    Mais....eu também sou velha...era Showa 62 hahahaha
    E pra mim não mudou não, continuo sendo coelha como eu sempre pensei ebaaa!Porque se mudasse seria triste ter que mudar minha tatuagem de coelho XD
    Beijosss

    ResponderExcluir