segunda-feira, 31 de outubro de 2011

18# A resposta tarda mas não falha! - Respostas da tia Veru 2


Ok, eu confesso, tinha me esquecido de responder a isso aqui! XD Sem mais delongas, aí vão as respostas às perguntinhas que vocês me fizeram:

1.   "Aí tem tanta notícia de violência quanto aqui?"

R: Veja bem, estamos no Japão, que é outro país, e não outro planeta. Apesar de serem japoneses, os habitantes desde pequeno país insular ainda são humanos (salvo alguns robôs e personagens de animes), portanto não diferem muito dos exemplares que temos no Brasil. Sendo assim, obviamente que aqui há tantos crimes quanto aí, mas acredito eu que em escala bem mais reduzida, por N motivos que não vêm ao caso agora especular... Quanto ao noticiário, eles mostram os crimes que ocorrem aqui sim, e eu já reparei que ao contrário das notícias superficiais que vemos nos noticiários brasileiros, aqui eles são capazes de ficar UM PROGRAMA INTEIRO falando praticamente do mesmo assunto. Tão divertido.... -_- zzz
Como eu não tenho saco para os noticiários nem daí e nem daqui (muito menos dos daqui), creio que só posso informar isso.

2. "Dá para andar de madrugada pelas ruas sem sentir que pode morrer na próxima esquina? T__T"

R: Sim, dá, a sensação de segurança daqui é infinitamente maior do que a daí (até porque a daí é nula, neah.) Claro que uma vez carioca, sempre carioca, então não vou dizer que eu ando tranquilona porque já estou programada a ficar com as antenas ligadas, aliás, acho que é melhor nem desprogramar, senão posso ter sérios problemas no dia em que eu voltar para a Cidade Maravilhosa. Outra coisa é que apesar de mais seguro, não é 100% seguro, como certamente nenhum canto do mundo deve ser. Eu fico mais atenta mesmo é nas estações de trem, aqui não tem quase assaltante, mas tem os doidos de plantão que nunca se sabe quando podem te empurrar nos trilhos, ou te atacar com um guarda-chuva. É sério.

3. "Como reconhecer uma esquina perigosa no Japão?"

R: Acho que não tem como reconhecer isso, até porque eu mesma nunca vi uma esquina assim, perigoooosa no Japão... não é que nem no Brasil que se você errar uma rua vai parar no meio da favela. Se bem que na minha primeira viagem ao Japão, quando eu não sabia de nada direito, fui andando com minha mãe e meus tios pelas ruas sem ermo, e de repente notamos ao nosso redor umas mulheres muito maquiadas, com roupas estranhas, paradas em frente à portas abertas de casas escuras... acho que fomos parar no meio de uma zona, hehehe XD Mas normalmente as ruas aqui são seguras, e é tudo muito igual, para falar a verdade. Uma coisa que talvez assuste aos marinheiros de primeira viagem é que as ruas aqui são muito escuras, muito mal iluminadas. Ainda bem que são seguras, definitivamente ruas escuras assim no Brasil não iam prestar, infelizmente.

4. "E o transporte público, é só pra iniciados?"

R: Hahaha, se você olhar o mapa da malha ferroviária de Tokyo (só de Tokyo), com certeza vai achar que precisa de Ph.D. para tomar um trem! Mas não chega a tanto, na realidade aqui tem linha para qualquer lugar que você queira ir, é muito prático. No início é meio complicado sim, mas com o tempo a gente se acostuma. Claro que saber ler em japonês é uma mão na roda, mas mesmo quem não lê consegue se virar, pois há placas em nosso alfabeto, e até para comprar os bilhetes na máquina há a opção de fazer tudo em inglês. Já os ônibus... esses são meio chatinhos, pois muitas vezes há mais de um ônibus com o mesmo número, porém que vai para um destino diferente, muito esquisito isso. Mas como eu disse antes, os trens vão para tudo quanto é lugar, eu mesma quase não tomo ônibus aqui, o que acho ótimo, pois além de um pouco confusos, são super apertados (aqui é tudo compacto, né...).

5. "Como um estrangeiro começa a se virar aí?"

R: Cara... se virando! Depende de como a criatura veio parar aqui, se sabe alguma coisa da língua ou nada, mas se sabe inglês já ajuda (apesar de eles não falarem quase nada de inglês). Uma coisa é certa: morrer no Japão por falta de comunicação ninguém vai! Eles até que se esforçam para se comunicarem, e são muito prestativos. ^^

6. "E os japoneses, falam inglês?"

R: Eu meio que já respondi isso na questão de cima... Claro que sempre tem alguém que fale, afinal inglês não é klingon, mas é surpreendente como são poucos os que falam bem! A maioria arranha algo, mas arranha tão arranhado que quase não se entende nada! =P Sério mesmo, o inglês deles não é ruim não, é péssimo! Chega a ser engraçado algumas vezes, mas quando você está tomado pelo espírito do Seu Saraiva, a coisa fica tensa! =/ Olhem só esse vídeo aqui de um japonês tentando falar algo simples como "work" para o iphone4s dele... XD Só com essa pequena amostra dá para sentir o "drama"...
Mas isso eu acho que é algo cultural, alguém (certamente um alguém muito do imbecil, com perdão do palavreado) resolveu *achar* que dava para escrever inglês com as letras japonesas, os katakana. Acontece que os japoneses não têm em seu alfabeto todos os sons do inglês. O que eles resolveram fazer então? Adaptaram! Aí você vê aberrações como o título de "Senhor dos Anéis" (em inglês "The Lord of The Rings"), que escrito em katakana fica assim: "roodo obu za ringu" (ロード・オブ・ザ・リング). Oi? =P Isso também rende pano prá manga (manga, não mangá, otakinhos queridos!), falarei disso mais para a frente.

7. "As plaquinhas são só em japonês?"

R: Nem todas, algumas têm sua leitura em alfabeto romano (o nosso), outras têm o significado em inglês, e às vezes até em coreano e chinês, como é o caso dos nomes das estações. Em cidades com grande concentração de brasileiros é possível até encontrar placas em português, tipo "não estacione aqui". XD

8. "Os hostels no Japão são legais?"

R: Acredito que sim, pelo o que ouvi de pessoas que se hospedaram em alguns... Eu mesma nunca estive em um, então fico devendo essa informação por mim mesma, gomen né! XD (me desculpe!)

9. "Os caixas automáticos são seguros?"

R: Sim, são, tem gente que retira dinheiro até de noite. E nos bancos não há aquela porta giratória com detector de metais em que nós *sempre* ficamos presos, mesmo quando não temos nada de metal no bolso. Nada me tira da cabeça que são aqueles guardinhas sem nada para fazer que apertam a trava daquilo... ¬¬ Mas acredito que o detector de metais deva existir sim, nunca reparei... XD

10. "Onde se come barato no japão?"

R: Existem muitos estabelecimentos baratos, especialmente os de macarrão japonês estilo miojo (ou primo dele). Essas lojas estão por toda parte, muitas vezes dentro das estações, inclusive nas plataformas (sim, nas plataformas de embarque!!). Uma característica dessas lojas é que o cliente come em pé, com o prato no balcão, pois não há lugar para sentar (!). Outros restaurantes também baratos, e com um lugarzinho ao menos para sentar, são os que vendem o "gyudon", um pote de arroz com carne por cima. Pode-se chamar esse estilo de "fast food" nipônico, mas bem mais saudáveis que os fast food americanos, claro. Os 3 mais populares são os da rede Sukiya, Matsuya e Yoshinoya. Em 2010 abriu uma filial do Sukiya (meu preferido) lá na Liberdade, em São Paulo. Mas acho que o preço do Sukiya brasileiro não está tãão barato quanto o japonês.
Subindo um pouco mais o preço, porém ainda dentro da faixa do "em conta", também há os restaurantes conhecidos como "family restaurant", muito populares aqui. Alguns deles inclusive ficam abertos 24h, muito legal. Achei nesse site aqui um textinho sobre os family restaurants, só que em inglês.
E acho que como última opção há os "bentôs", as marmitas japonesas que são vendidas em muitos lugares, especialmente nas lojas de conveniência. Como os japoneses trabalham MUITO, a maioria não tem disposição para cozinhar, então uma alternativa é comprar esses pratos prontos, que costumam ser baratos.


11. "E as escolas, têm aqueles eventos legais que a gente assiste direto em animes? Tipo evento de esporte, de comida..."

R: Sim, tem sim. Olha, muito do que se vê em animes é a mais pura verdade, eles retratam bem o cotidiano japonês, isso eu acho super legal. Eu vou falar um pouco sobre isso em um post futuro, pois volta e meia tem um evento desses na escola do meu filhote. Os eventos esportivos são bem interessantes, mas caaaansam demais, pois duram o dia inteiro.


Bem, galera, espero ter esclarecido a vocês algumas de suas dúvidas cruéis sobre a Terra do Sol Nascente. Sintam-se a vontade para perguntar mais, ou aqui nos comentários, ou quando eu postar o "você pergunta, tia Veru responde (ou não) 3", dentro de alguns dias. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário